domingo, 4 de novembro de 2007

Vous

"No Brasil, 'senhor' não é um tratamento que indica respeito ou falta de intimidade, mas sim uma forma de diferenciação de classe social. Na França, um ministro chama outro ministro e também o seu motorista de vous. No Brasil, outro ministro é 'senhor' e o motorista é 'você'. Então, no meu sofá, todos teriam de ser 'senhor' ou todos teriam de ser 'você'." Jô Soares, nas Páginas Amarelas da Revista Veja de 02/11/2007

Retiro tudo o que disse sobre o Jô Soares. Ele é meu novo herói. Colocarei seu nome nas minhas "paixões" do orkut. Ele me ganhou com essa frase.
Sempre achei que ninguém deveria ser chamado de "senhor", pois para mim:
1) envelheceria a pessoa;
2) o "Senhor" está no céu;
3) é arrogante.

Pois então. Sempre fiquei firme e forte na minha teoria. Até que um dia, no meu primeiro dia de trabalho do meu ex-emprego, fui aconselhada pelo meu ex-chefe de chamar os demais sócios da empresa de "senhor", nunca de "você". Rá. Pesnsei "Pô, cada um dos caras deve ter 82 anos no mínimo, né". Mas não. Era um bando de gente jovem, rica e "poderosa". Ui. Olha, vou te falar. Engasgava toda hora que dizia "o senhor já verificou essas planilhas?". Até que aos poucos chamava até o pai do meu chefe de "você". Me sentia falsa e completamente criança com " o senhor prá lá" ou "o senhor prá cá".
Para mim, cada filho da puta, é "você". Sem ofensas.

2 comentários:

menina disse...

sinhô, sinhá, vão querê o quê prá jantá?
êta brasil escravocrata!

Bruna O. disse...

Não tenho problemas maiores em falar senhor(a). Acho que quando isso denota respeito, é até digno usar. Mas sou do tipo que usa com todo mundo a partir de uma certa idade. Quando tenho mais intimidade, evito.
Um dia quase deixei de usar, já que um grande amigo do meu pai que tem mais de 60 anos me disse que "senhor estava no céu, filha". Fiquei chateada porque eu só estava sendo educada, e ele foi um grosso.
Mas tem gente que adora - minha mãe, por exemplo.
Uso como uma questão de educação e respeito, não de status. Mas sempre reclamam que eu sou educada demais sometimes, como se isso fosse defeito...